sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Martha Lúcia, Detetive Particular

É incrível como, às vezes, sei das coisas antes que aconteçam. Surge uma idéia, uma palavra, um aroma, uma imagem, sempre numa fração de segundos, mas com intensidade suficiente para ser facilmente lembrada quando o fato realmente acontece e chega ao meu conhecimento.
Desde pequena é assim. Os amigos costumam brincar que tenho “radares” ou “bola de cristal”. Nunca supervalorizei esta capacidade, apenas acho curioso o fato. Observei que se intensifica nos períodos pré-menstruais. A origem eu desconheço, porém, desconfio que esta “habilidade” ou “capacidade premonitória” tenha a ver com um fato ocorrido na minha infância, que só é sabido por pessoas muito próximas, como as de minha família.
Morávamos na Capital e eu costumava passar as férias de verão na casa de meus avós, que ficava no interior, em zona rural.
Eram férias memoráveis, com direito a banhos de sanga e no canal, empinar pipa (não usávamos cerol!) na estrada de chão batido, que vez por outra era cruzada por uma boiada. Fazíamos esculturas do barro das poças, após a chuva; corridas de aro e comíamos muita jabuticaba nas terras do Amarante.
Naquele dia, fui com meu avô atrás do monte de cascas de arroz do engenho, num pequeno córrego, porque ali crescia um gravatá que se usava para fazer xaropes. Era ideal colhe-lo antes do raiar do sol. O dia ainda ressonava, antes do amanhecer.
Meu avô sugeriu que fôssemos um pouco mais longe, entrando mato adentro e posteriormente parando numa imensa clareira à beira do rio, onde costumávamos acampar. Ainda era início de temporada e não havia campistas. Eu ria muito das piadas que meu avô contava. Minhas gargalhadas retumbavam. De repente ouvimos um zunido muito forte, como se mil cigarras resolvessem vibrar suas asas ao mesmo tempo.
Olhei assustada para meu avô que fez uma cara de quem sabia tanto quanto eu do que se tratava.
Paramos para tentar entender o que estava acontecendo e fomos abruptamente atingidos por uma luz muito forte, de uma tonalidade meio azulada. Ficamos paralisados de medo e, inexplicavelmente começamos a flutuar.
Arrisquei olhar para cima, temendo o que poderia ver... Lá estava uma placa metálica de uma composição que eu desconhecia, pairando sobre nossas cabeças.
Enquanto subíamos, pude perceber que a luz que nos conduzia era quase sólida. Era densa e envolvente, extremamente confortável.
Quando parecia que bateríamos nossas cabeças na placa metálica, perdemos os sentidos.
Acordei em um ambiente exageradamente iluminado e vi que estávamos dentro de cápsulas que pareciam ser de acrílico ou algo parecido, envolvidos em uma substância gelatinosa, também relaxante, mas que nos impossibilitava os movimentos.
Naquele ambiente havia centenas de outras cápsulas, algumas ocupadas por homens, mulheres, crianças, notoriamente vindos de etnias variadas e ainda outras cápsulas vazias.
O tempo que realmente ficamos neste local é impossível precisar.
A consciência recobrada no interior deste ambiente, que permitiu memorizar o local, durou pouco tempo. Novamente o zunido das “mil cigarras” e perdi os sentidos outra vez.
Quando acordei, estávamos no monte de cascas. O sol estava a pino. Meu avô continuava desacordado, com um sorriso sereno nos lábios. Toquei-lhe o ombro e ele acordou. Olhou para mim e sorriu.
Perguntei se sabia o que tinha acontecido e meu avô respondeu que deveríamos ter pegado no sono. Perguntei se ele não lembrava do zunido, da luz, da placa, do ambiente, das cápsulas e ele: nada! Não lembrava de nada disso.
Em sua mão, uma touceira do gravatá que viemos buscar.
De volta em casa, contei para minha avó. Disse-me que não me preocupasse, que se eu estava me sentindo bem, deveria mesmo ter sido um sonho. Eu me sentia incrivelmente bem...
Tempos depois, soube que muitas pessoas, em lugares distintos, haviam passado por experiência similar. Porém, nunca houve uma explicação ou uma prova de que isso realmente aconteceu. Apenas uma lembrança, como de um sonho.
O fato é que, depois disso, quando retornei daquelas férias, os “lampejos premonitórios” começaram a acontecer.
Jamais me incomodaram, pelo contrário. Facilitam muito meu trabalho.
Sou Martha Lúcia, Detetive Particular.


A fuga de Amanda

Havia 2 meses, mais ou menos, que eu não tinha nenhum ”lampejo premonitório”. Depois das férias de 1977, quando essas “premonições” começaram, este foi o maior tempo que fiquei sem ver ou sentir algo que depois viria acontecer.
De certa forma, eu estava aliviada. As imagens, sons, cheiros, gostos e fatos que surgiam em minha mente, como uma idéia rápida, ainda que não me incomodassem muito, faziam com que me sentisse incomum. Agora eu estava há cerca de 60 dias me sentindo uma mulher comum, normal.
Eu estava prestando serviços para uma empresa de auditoria. Era ano eleitoral e o carro chefe da maioria das campanhas era a transparência. Os auditores não davam conta do trabalho e, por isso, buscavam apoio nos escritórios de investigação, como o meu.
Eu fazia o levantamento dos gastos, verificando a autenticidade de notas e recibos, número de cabos eleitorais e suas áreas de atuação, enfim, buscava atestar a transparência que era o objetivo maior de todos os candidatos naquele pleito.
Era um trabalho desgastante. Eu queria evitar o contato com os demagogos profissionais, mas era impossível. O ganho financeiro falava mais alto. Pagavam bem e pagavam adiantado.
Havia feito uma contagem pública dos cabos eleitorais de um candidato à Prefeitura em pleno Mercado Público. Uma algazarra generalizada...
Quando cheguei em casa, já eram mais de dez horas da noite. Os meninos estavam em seus quartos, jogando vídeo game, assistindo os clips da MTV. Meu marido estava viajando. Beijei os meninos, perguntei da escola, se já tinham jantado e fui tomar meu banho.
Um banho quente, demorado, relaxante... Tudo o que eu precisava.
Fui para o quarto enrolada no roupão. Arrumei a cama. Tirei o roupão e deitei nua, como costumava fazer. Em poucos minutos adormeci.
Acordei na manhã seguinte e, no primeiro piscar de olhos daquele dia, um rosto surgiu em meu pensamento.
Era o rosto de um homem, aparentando 30 anos. Moreno, cabelos desgrenhados, levemente grisalhos sobre um preto muito forte. A pele era incrivelmente lisa, sem marcas, de uma tonalidade extremamente saudável. Os cílios longos e as sobrancelhas perfeitamente desenhadas contrastavam com os olhos grandes, o nariz largo e a boca carnuda. Por incrível que possa parecer, essas discrepâncias entre alguns detalhes de sua face e os traços fortes o faziam parecer deslumbrante: sexy, interessante, charmoso...
O rosto permaneceu em meus pensamentos por uma fração de segundos, o suficiente para que eu não esquecesse jamais. Quando a imagem desapareceu, um nome surgiu, como uma bolha de sabão, redondo, colorido, flutuante: Amanda!
Fiquei por alguns minutos pensando no homem e no nome.
Este seria o último dia da campanha e eu tinha muito trabalho. Relatórios para finalizar, notas para conferir, reuniões, entrevistas... Seria um dia interminável e começava justamente com uma mensagem subliminar sobre algo ou alguém que eu sequer imaginava o que poderia ser. Mas já estava acostumada. Na hora certa, tudo seria revelado.

Levantei-me preguiçosa. Os meninos já haviam saído para a escola. Fui ao banheiro. Escovei os dentes. Tomei um banho rápido e fui para o quarto me arrumar. Deveria passar na auditora antes seguir com a maratona de visitar os diretórios dos partidos.
Por conta deste trabalho, eu estava com três telefones celulares, um de cada operadora. Carregava os três sempre na bolsa. Um deles começou a tocar e comecei a tatear o interior da bolsa para localizá-lo. Peguei o primeiro. Não era. Na segunda tentativa, o celular piscava a mensagem de “identidade oculta”. Tudo bem... Muitos candidatos usam essa configuração. Atendi, ainda com a voz preguiçosa. Ao ouvir a voz do outro lado, senti um frio na espinha. Uma sensação muito intrigante. Um misto de emoção e medo. Era uma voz masculina. Ele disse:
- Detetive Martha, por favor.
- É ela – disse eu. – Pode falar...
- Eu gostaria de encontrar-me com a senhora – disse-me.
Perguntei do que se tratava e ele respondeu-me que queria contratar meus serviços, mas que preferia se encontrar comigo pessoalmente. Expliquei que naquele dia seria difícil, que eu já tinha muitos compromissos... Disse-me que tinha muita urgência e pediu-me apenas 15 minutos do meu dia. Caso eu não pudesse assumir o caso, que ele iria buscar outros meios.
Eu iria até o Mercado naquela manhã, dar uma última conferida nas equipes que saíam de lá. Marquei com ele às 10h30min, na banca 13. Ele pediu que eu falasse para o atendente quem eu era, porque ele estaria esperando. Não foi preciso. Na hora certa, ainda na porta da Banca, avistei um rosto familiar. Era o homem que eu havia visto “em pensamento” naquela manhã.
Aproximei-me cautelosa. Parei diante dele e me apresentei. Disse-me que se chamava Oscar e que procurava por uma pessoa. Um delegado conhecido dele havia indicado meus serviços, com referências muito positivas. A pessoa que ele procurava era sua noiva, Amanda.
Sentei junto dele e pedi um suco de abacaxi. Ele tomava um café.
Contou-me que era noivo de Amanda havia quatro anos. Que ela era uma jovem encantadora, Designer de Moda, recentemente contratada para trabalhar com a renomada estilista gaúcha Milka. Que o casamento iria se realizar no ano seguinte. Que os planos estavam a pleno. Amanda parecia feliz. Porém, na semana que antecedeu o seu desaparecimento, parecia às vezes aflita, às vezes distante.
Antes que prosseguisse, perguntei por que ele não havia procurado a Polícia e respondeu-me tudo indicava tratar-se de uma fuga. Ela havia levado algumas roupas e objetos pessoais, ainda que tenha deixado no apartamento da Rua da Praia quase que tudo o que possuía inclusive o notebook. Que a Polícia pouco faria por ele e que ainda poderia coloca-lo em uma situação constrangedora, no caso de abandono.
Ele queria saber por que Amanda tinha feito isso, mas antes precisava encontrá-la.
Disse-me que pagava quanto eu pedisse. Que amava a moça e, ainda que tudo estivesse muito confuso, tinha certeza do amor dela também.
Concordei em pegar o caso. Afinal, quando um cliente diz que paga o que eu pedir, passa a ser imediatamente meu cliente preferencial.
Pedi apenas que me desse dois dias para que eu concluísse um outro trabalho e ficamos acertados. Como estávamos no centro, sugeri que fôssemos ao apartamento da moça, para que eu pudesse ambientar melhor o caso.
O apartamento ficava em um prédio antigo, de arquitetura clássica, bastante requintado. Subimos até o oitavo andar. Apartamento 802. Entramos. Tudo estava organizado. Todas as coisas em seus lugares.
Sobre a mesa de jantar, o notebook. Pedi que ligasse. Com sorte, Amanda não teria o hábito que tenho de sempre excluir o histórico de navegação da internet.
Cliquei no ícone de navegação, abriu a página do Google. Coloquei o cursor sobre a caixa de pesquisa e esperei. Um leve toque para baixo e ali estava: COIMBRA.
Pronto, já tínhamos uma pista.
Por uma fresta na persiana da janela da sala do apartamento de Amanda era possível ver a Casa de Cultura Mário Quintana. Lembrei de Ju, colega da Academia de Polícia. Costumávamos tomar chocolate quente nas tardes de inverno, no Café dos Cataventos, um dos espaços da Casa. Ju tinha 23 anos e era a única adulta virgem que eu conhecia. Era uma rebelde às avessas, contestadora nata e, apesar de sua postura e aparência, estilo hard core, mantinha-se intocada intimamente. Tinha um bloqueio em relação ao sexo que eu jamais entendi, mesmo porque, ela fugia do assunto sempre. Limitou-se a confessar-me sua inexperiência numa das tardes que nos encontramos no Café.

Oscar estava parado, ao meu lado, olhar vago na mesmo direção que eu olhava.
Lembrei que ainda tinha muito que fazer naquele dia e marquei uma visita mais minuciosa no apartamento no dia seguinte. Saímos juntos, devagar. Ele ia me contando sobre como conheceu Amanda, que ela era sozinha como ele. Que era uma jovem encantadora e, nos últimos dois meses, parecia estar ainda mais apaixonada do que nunca.

No tempo que fiquei no apartamento de Amanda, a pesquisa no Google era só o que tinha. Todo o restante do conteúdo do PC, pastas, arquivos, arquivos temporários, parecia ter sido apagado.
Pensei que precisava estabilizar minha aura. O estresse da campanha eleitoral poderia me deixar vulnerável e eu senti que precisava estar forte.
Naquela noite, pesquisei sobre Coimbra e constatei que, naqueles dias, ocorria a Semana da Moda, no Convento Santa Clara. A ligação entre Amanda e o evento ficou clara. No mesmo instante, um lampejo e um nome: Roxane.

Liguei para Oscar e disse-lhe que eu teria de ir até Coimbra. Era certo que Amanda esteve ou estava lá. Na manhã seguinte, acordei, liguei o rádio e o The Police me brindava com sua “Roxane”. Encontrei-me com Oscar no apartamento de Amanda. Combinamos sobre a viagem. Eu iria sozinha. Era melhor assim.

O Convento ficava na Freguesia de Santa Clara, margem esquerda do rio Mondego, na parte média superior do Monte da Esperança, em posição sobranceira ao mosteiro novo de São Francisco. Já na entrada, um banner imenso com uma foto de uma modelo: seria Amanda?
Parecia realmente a amada de Oscar, que eu havia visto em fotos, porém mais requintada, maquiada impecavelmente com as cores da estação, cabelos em três tons, divinamente esvoaçantes... Pedi informações a uma recepcionista que disse tratar-se de Manuela, uma modelo famosa em Coimbra, que era mantenedora de obras filantrópicas. Por 50 euros (cerca de R$ 140,00), disse-me que me contaria mais sobre a celebridade. Achei justo e possuía bem mais que isso para despesas eventuais. Oscar nada pouparia para saber o paradeiro de Amanda.
A recepcionista disse tratar-se de uma moça muito rica, herdeira de uma grande fortuna. Seus pais haviam morrido em uma tragédia aérea e ela e a irmã gêmea que morava no Brasil eram as únicas herdeiras. Era uma moça destemida, já que comandava um império de cosméticos praticamente sozinha. A irmã, uma aventureira nata, não se envolvia nos negócios e raramente aparecia nos eventos promovidos ou custeados pelas empresas da família.
Manuela era um ícone de beleza na Europa. Seu nome era grife de perfumes. Tinha uma vida discreta, já que pouco se falava de seus envolvimentos afetivos. Recentemente havia viajado ao Brasil, para estar com a irmã. Ficou uns dois meses por lá. Havia retornado à Coimbra para a semana da Moda do Convento e, segundo ouvira, retornaria ao Brasil e ficaria mais algumas semanas por lá.
No horário informado pela recepcionista, Amanda chegou ao Convento em um belíssimo Jaguar XF prata. Eu aguardava na recepção e a vi entrar pelo hall, queixo levemente empinado, passos firmes. Seguiu até uma porta imensa. Antes de entrar, eu disse em tom audível:
- Amanda!
Ela se voltou para mim e sorriu levemente. Ficou parada esperando que eu me aproximasse e então me disse que não era Amanda, que era Manuela, sua irmã gêmea. Perguntei pela irmã e Manuela ficou em silêncio, esperando que eu justificasse minha procura. Então, disse-lhe tudo. Que era Martha Lúcia, Detetive Particular, contratada por Oscar para descobrir o paradeiro da noiva.
Manuela ficou mais uns segundos em silêncio e propôs que nos encontrássemos no almoço.

Manuela relatou toda a história de vida das duas irmãs, que cresceram no mundo da moda e que perderam os pais ainda tão jovens. Que para não dilapidar o império herdado, tinha uma dura jornada. Que a irmã, Amanda, sempre foi aventureira e que decidiram de comum acordo que Manuela ficaria à frente dos negócios. Amanda havia viajado para o Brasil há alguns anos atrás. Conheceu Oscar. Apaixonou-se e acabou ficando por lá.
Mantinha contato com a irmã, através de e-mails e, raras vezes, visitavam-se.

Há cerca de dois meses, Amanda pediu que Manuela fosse até o Brasil, pois precisava muito da irmã. Amanda sabia que Manuela precisava urgentemente de férias. Desde a morte dos pais não tivera um dia de descanso. Então, o impensado aconteceu. Manuela sabia do noivado, mas não chegou a conhecer Oscar, não antes de se passar pela irmã. Sim, Amanda pediu que Manuela ficasse em seu lugar, fazendo-se passar por ela, durante poucos dias, para que ela – Amanda – resolvesse algumas questões de sua vida pessoal. Manuela poderia aproveitar e relaxar durante esses dias. A idéia parecia louca, mas tentadora. Acabou aceitando. Em seu lugar, em Coimbra, uma imensa equipe de assessores se encarregaria de tocar os negócios.
Combinaram tudo, detalhes importantes, informações necessárias... E, conforme combinado, Manuela assumiu o lugar da irmã. Conheceu Oscar e não foi difícil, nada difícil, apaixonar-se por ele. Ele parecia não perceber diferença. Mostrava-se profundamente apaixonado.
No terceiro dia em que estava “no lugar” da irmã, Manuela recebeu uma carta assinada por Amanda.
Mostrou-me a carta que trazia na bolsa.

“Minha querida irmã...

Sei que o que te peço é mais que um favor, é um grande sacrifício. Mas não consigo encarar os fatos de frente. Nesses dias que me afastei, estive com Roxane, uma modelo gaúcha por quem me apaixonei perdidamente. Ela, da mesma forma, entregou-se a esse sentimento novo, sem limites, sem barreiras, totalmente liberto. Decidimos que vamos viver juntas, fora do Brasil. Não tenho coragem de contar ao Oscar, então, peço-te que revele tudo e que lhe peça perdão em meu nome.

Com amor, Amanda”

Ao terminar de ler, passei a mão direita demoradamente no rosto, como que tentando me refazer. Disse-lhe que era necessário contar a verdade, que eu teria de fazer isso, porque estava sendo paga para isso. Era meu trabalho!
Pediu-me que aguardasse mais dois dias. Ela retornaria ao Brasil e contaria tudo.
Pensei que seria impossível manter Oscar em estado de espera, mas concordei que tentaria.

Retornei ao Brasil e Oscar me esperava no aeroporto Salgado Filho. Aflito, não se continha. Menti que encontrei Amanda, que ela havia pedido para que ele esperasse seu retorno, quando lhe contaria tudo. Para minha surpresa, ele concordou prontamente. Levou-me até em casa. Preencheu o cheque no carro mesmo e se despediu.

Não o vi mais. Algumas semanas mais tarde, recebi um Cartão Postal assinado por Oscar e Manuela. Era de uma paradisíaca ilha caribenha onde foram passar alguns dias na cabana onde viviam Amanda e Roxane.


Malu Sant'Anna

Poça

FOTO MARISA DUARTE
Sou chuva na terra molhada
que se mistura, que se espalha...

Quanto mais água empoçada
mais eu me sinto sorvida,
mais eu me sinto lavada...


Malu Sant'Anna

Fantasia

FOTO PAULO MANUEL LEITÃO
Aqui e agora
entre o sim e o não
o senão e o talvez...


Cortarei um pano estampado
e farei dele uma capa
para vestir-me de aventura
e poder criar
minhas próprias imagens.


Pois que seja, então
um breve movimento
que seja puro
o som do tecido
tocando no chão
e que seja luz
o corpo nu
liberto de pudores
despido de realidade.


Malu Sant'Anna

Menina dos olhos

FOTO MARIA

Havia uma menina naquela rua, que nunca dissera uma única palavra em toda a sua vida. Contudo, seu olhar dizia tanto que, diante dela, preferíamos nos calar contemplativos...

Malu Sant'Anna